110 anos do Guarani: a história do único campeão brasileiro do interior
Nesta semana um dos mais tradicionais clubes do futebol brasileiro faz aniversário: trata-se do Guarani, que completa 110 em meio a temporadas cheias de altos e baixos. No entanto, sempre há o que comemorar entre os adeptos do Bugre de Campinas, dono das arquibancadas do Brinco de Ouro da Princesa. Conheça alguns fatos sobre o Guarani.
Leia também: Galo entra na disputa para contratar Borré, do River Plate
A fundação do Guarani
O clube campineiro nasceu em 2 de abril de 1911, fundado por doze amigos que praticavam futebol no interior paulista. Assim, os rapazes se reuniram onde atualmente é a Praça Carlos Gomes, em Campinas; e fundaram o Guarani Football Club. O nome é uma referência direta à obra O Guarani, escrita pelo artista que nomeia a praça.
Os primeiros anos de vida do Bugre
As primeiras décadas foram de certa instabilidade na manutenção da equipe alviverde de Campinas. Assim, o Guarani disputou profissionalmente o Paulistão pela primeira vez em 1927; mas retornou ao amadorismo poucos anos depois, em 1932. Desta forma, o Bugre só voltaria à elite do futebol paulista profissional em 1950.
Hoje completamos 110 anos de muita história, glórias, conquistas e alegrias. Hoje, junto com o nosso Bugre, são 110 anos da Nação Bugrina! Parabéns, Guarani Futebol Clube. Parabéns, Nação Bugrina. São apenas os primeiros 110 de tudo que virá pela frente! 🏹 pic.twitter.com/6ud13YfLpv
— Guarani FC (@oficialguarani) April 2, 2021
O único campeão brasileiro do interior
Criado oficialmente em 1971, o Campeonato Brasileiro acolheu o Guarani como a primeira equipe vinda do interior do estado ao qual pertencia. Antes da chegada do Bugre, apenas os clubes das capitais brasileiras disputavam o Brasileirão.
O feito da equipe de Campinas se consolidou quando conquistou o título brasileiro de 1978, se tornando o único clube interiorano a vencer uma edição do Brasileirão. Aquela mesma equipe ainda chegaria às semifinais na disputa do título da Libertadores, um feito inimaginável e marcante até os dias de hoje.
Outros títulos e façanhas nos 110 anos de Guarani
Além de se sagrar o único campeão do interior na Série A do Brasileirão, o Guarani possui uma coleção de títulos importantes entre os clubes fora do eixo das capitais. Assim, o clube venceu duas edições da segunda divisão do Paulistão (1949 e 2018) e uma vez o Brasileirão Série B (1981).
Aliás, é bom lembrar que o Bugre é o clube com mais Troféus do Interior na história do futebol paulista. Além disso, entre os clubes brasileiros é a equipe interiorana que mais participou de torneios internacionais: três participações na Libertadores, uma na extinta Copa Conmebol e dois títulos da Copa Toyota Juvenil (2001 e 2002).
Leia mais: Tudo que você precisa saber sobre o dérbi de Campinas