Flamengo x Palmeiras – Raio-X do confronto pela Supercopa do Brasil: Análise dos times, estatísticas e confrontos históricos

Atual campeão da Supercopa, o Flamengo busca o bicampeonato neste domingo (11), às 11hr (horário de Brasília), contra o Palmeiras. Logo, o jogo proporciona um tira-teima entre as duas melhores equipes do Brasil, pois, de um lado temos o elenco Rubro-Negro super campeão nas duas últimas temporadas, e do outro o atual campeão da Copa do Brasil e da Libertadores da América.

Leia mais: Saiba onde assistir os jogos da Copa do Brasil ao vivo

Assim, tudo indica para um grande duelo no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, nessa decisão que coloca frente a frente os vencedores do Campeonato Brasileiro de 2020 e da Copa do Brasil 2020. Portanto, fizemos um raio-x das equipes e do histórico do confronto, confira!

Flamengo x Palmeiras – Histórico do confronto

Total de partidas: 117
Vitórias do Palmeiras: 46 (193 gols marcados)
Vitórias do Flamengo: 40 (172 gols marcados)
Empates: 3
Último confronto: Flamengo 2 x 0 Palmeiras – 21/01/2021(Campeonato Brasileiro – Estádio Mané Garrincha-DF)
O primeiro jogo da história aconteceu no dia 3 de abril de 1916, no Estádio da Chácara da Floresta, em São Paulo, quando o clube paulista ainda se chamava Palestra Itália e terminou empatado em 2 x 2. Assim, a primeira vitória aconteceu na segunda partida, dia 29 de março de 1929, no Estádio da Rua Paissandu, no Flamengo (RJ), com o triunfo Rubro-Negro por 1 a 0. Além disso, as maiores goleadas do confronto foram 7 a 1 para o Palmeiras, em 1951, e 6 a 2 para o time carioca duas vezes, em 1958 e 1980.

Confrontos decisivos

Apesar do Palmeiras ter mais vitórias no total de partidas, o Flamengo leva vantagem nos confrontos decisivos. Isto porque, o Rubro-Negro venceu a única final disputada entre os clubes, em 1999 pela Copa Mercosul. Desta forma, conquistando um título improvável, pois o Alviverde tinha um elenco com grandes jogadores e, assim como agora, era o campeão da Libertadores da América. Então, em dois confrontos emocionantes, o Mengão ganhou com o placar agregado de 7 a 6, e levou a taça pra casa.

Veja o segundo jogo da final, que deu o título ao time carioca;

Além disso, as equipes tiveram mais três confrontos diretos de mata-matas. Em 1997, o Flamengo venceu na semifinal da Copa do Brasil com duas vitórias, 3 a 0 no agregado. Já o Verdão triunfou em 1999, em um jogo histórico no Palestra Itália, vencendo o confronto por 5 a 4, nas quartas de final da Copa do Brasil. Além disso, ganhou na semifinal da Copa dos Campeões de 2000, após o empate em 180 minutos e a vitória por 5 a 4 nos pênaltis, no Estádio Rei Pelé, em Maceio, Alagoas.

Momento atual das equipes

Flamengo

O Rubro-Negro chega para essa decisão como tinha planejado, pois recuperou o zagueiro Rodrigo Caio, que estava lesionado, e Rogerio Ceni tem todos os titulares em ótimas condições físicas para a partida. Além disso, o time fez um grande jogo nesta segunda-feira (05) pelo Campeonato Carioca, demonstrando bastante movimentação e disciplina tática. Desta forma, a equipe se comportou com a mesma intensidade e poder ofensivo que tinha o elenco multicampeão de 2019.

Porém, esta foi apenas a segunda atuação do time titular após a volta aos treinos, e, embora tenham sido dois grandes jogos nesse início de temporada, ainda é cedo para tirarmos conclusões sobre a força dessa equipe, pois foram partidas contra adversários muito inferiores a esse plantel estrelado do Mengão.

Desfalques: Pedro, Thiago Maia e Matheuzinho (todos lesionados)

Palmeiras

A situação do Palmeiras não é tão favorável como de seu adversário, pois o último jogo da equipe principal, antes da Recopa contra o Defensa y Justiça, foi a final da Copa do Brasil contra o Grêmio, no dia 7 de março. Assim, o elenco titular se reapresentou para essa temporada apenas na quinta-feira, 1° de abril. Portanto, o Flamengo leva vantagem na preparação física dos atletas, pois está há mais de 20 dias se preparando para a partida, o que pode ser um fator decisivo para o clássico. Porém, o Palmeiras fez uma boa sequências de jogos decisivos nos últimos meses e pode estar com o psicológico mais preparado para a decisão.

Considerando ser o primeiro jogo da temporada da equipe titular, o Palmeiras fez uma boa partida nesta quarta-feira (07), pela Recopa Sul-Americana. Apesar de demonstrar alguns problemas táticos, o elenco conseguiu a vitória por 2 a 1, em Buenos Aires. Assim, tem boas chances de conquistar esse titulo internacional. Entretanto, a deficiência física no segundo tempo foi aparente e o Verdão foi o mesmo time reativo do técnico Abel Ferreira, que conquistou os títulos de 2020 resistindo a pressão e sendo eficiente no ataque.

Para piorar, o meia Gabriel Menino sofreu lesão no tornozelo durante os treinos e está fora do jogo, além de Luiz Adriano que testou positivo para Covid-19.

Flamengo x Palmeiras – Análise do confronto

Portanto, tudo indica para uma partida onde o Flamengo terá maior posse de bola, propondo as jogadas, enquanto o Palmeiras fará sua tática reativa, com seu bom sistema defensivo e contra-ataques cirúrgicos. Assim, este jogo da Recopa mostrou um pouco como pode ser a decisão de domingo, pois o time argentino jogou com uma estratégia parecida com a Rubro-Negra, mas sua força de ataque é muito inferior. Então devemos ter um grande duelo, com o Urubu dominando as ações ofensivas e o Alviverde aproveitando o erro do adversário e buscando rápidos contra-ataques. Isto dito, vejo o clube carioca como favorito, pois está melhor fisicamente e taticamente, porém, o Verdão tem o fator psicológico favorável.

Flamengo x Palmeiras – Onde assistir ao vivo

Infelizmente vivemos um momento de pandemia, portanto, o melhor lugar para assistir é em casa. Assim, o jogo não terá torcida no estádio, mas terá Galvão Bueno, recém vacinado, narrando a partida pela TV Globo para todo Brasil. Além disso, o jogo também será transmitido pelo canal fechado Sport TV.

Leia também: Saiba onde assistir os jogos dos Campeonatos estaduais ao vivo

Carregando...