Fortaleza quebra tabu, vence o Bahia e garante vaga nas quartas de final da Copa Nordeste

Fortaleza e Bahia jogaram na tarde deste sábado (03), no Castelão, com esperanças de classificação antecipada para as quartas de final da competição. Assim, o jogo foi animado, com boa organização tática do Leão, enquanto o Tricolor de Aço cadenciou a partida, pois tinha dificuldades para criar boas jogadas de ataque. Desta maneira o time cearense se impôs em campo e conquistou mais uma vitória na competição, por 2 a 1. Portanto, se classificou com uma rodada de antecedência para as quartas de final da Lampions League, e para completar, ainda quebrou um tabu, pois nunca tinha vencido o time baiano na Copa Nordeste.

1° Tempo – Fortaleza x Bahia

Com novidades no elenco titular, como o zagueiro João Paulo e o lateral direito Daniel Guedes, que estreou na equipe, o Fortaleza começou o jogo com boa organização em campo e a classificação em mente. Assim, logo no primeiro minuto quase abriu o placar, com a cabeçada de David e bela defesa de Douglas. Dessa maneira, o Leão do Pici continuou com seu bom esquema tático, e portanto, aos 24 minutos balançou a rede com um chute indefensável de Jussa, que recebeu de Matheus Vargas na entrada da área e não perdoou.

Aos 40 minutos, o time cearense quase ampliou o marcador em um lance incrível, após o cruzamento de Robson. Isto porque, ele “encaçapou” a bola entra as pernas do goleiro do Bahia, que por sorte contou com a ajuda do zagueiro Conti, pois interceptou a bola e salvou seu companheiro de um frango clássico. Então, quatro minutos depois, após falha da zaga, Gilberto recebeu um belo passe do Rodriguinho e deixou tudo igual no placar da primeira etapa.

2° Tempo – Fortaleza x Bahia

Apesar da igualdade no jogo, o Fortaleza não sentiu muito o gol e seguiu com sua formação ofensiva em campo. Assim, após criar boas chances, o time do técnico Enderson Moreira conseguiu ficar a frente no placar novamente. Isto porque, David recebeu um lindo lançamento de Robson e com categoria e força ganhou de Nino Paraíba e estufou a rede para garantir a vitória. Então, o Tricolor de Aço ainda tentou a reação mas esbarrava nos próprios erros e no bom sistema defensivo do clube cearense. Portanto, terminou 2 a 1 para os donos da casa, que comemoram a classificação antecipada no grupo B.

 

Pós-Jogo

Após a vitória e com a vaga garantida na segunda fase da Copa Nordeste, o Fortaleza concentra suas energias para seu próximo jogo, terça-feira (06), pois disputa contra o Ypiranga a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil.

Enquanto isso, o Bahia, que teve a brilhante ideia de fazer a primeira narração em libras da história do futebol brasileiro neste jogo, segue na briga para se classificar no grupo A. Assim, com 10 pontos e em 3° lugar, o time precisa ganhar do ABC, dia 10 de abril, para garantir a vaga. Porém, terá dois jogos antes, desta maneira, a próxima partida será neste domingo (04) contra Atlético Lagoinhas pelo Estadual, e na próxima quarta-feira (7) enfrenta o Manaus pela Copa do Brasil.

 

Melhores Momentos – Fortaleza x Bahia

FICHA TÉCNICA DO JOGO

Fortaleza 2×1 Bahia

Competição: Copa do Nordeste 2021 – 7ª rodada
Data: 03/04/2021
Horário: 16h
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)

Gols: Jussa (F) aos 24´/1º T (1-0), Gilberto (B) aos 44´/1º T (1-1) e David (F) aos 14´/2º T (2-1)

Cartões amarelos: Jussa (F), David (F), Matheus Vargas (F), Matheus Bahia (B), Juninho Capixaba (B), Lucas Fonseca (B), Daniel (B) e Gilberto (B).

Escalações:

Fortaleza: Felipe Alves; Daniel Guedes (Tinga), João Paulo, Quintero e Carlinhos; Matheus Jussa, Éderson e Matheus Vargas (Felipe); David (Pikachu), Robson (Romarinho) e Wellington Paulista (Coutinho).

Técnico: Enderson Moreira.

Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Conti, Lucas Fonseca e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Daniel (Gabriel Novaes), Patrick (Galdezani) e Edson (Thaciano); Rossi (Alesson), Rodriguinho e Gilberto.

Técnico: Dado Cavalcanti.

 

Foto destaque: Reprodução/Thiago Gadelha/Diário do Nordeste

Texto: Diogo Coelho

você pode gostar também