Técnico português José Mourinho assina com a Roma; saiba mais
Após ser demitido do Tottenham, Mourinho desembarca no futebol italiano e assume o comando da Roma na próxima temporada
Nesta quarta feira (5) o Mercado da Bola europeu ficou agitado com uma transferência importante. Assim, o técnico português José Mourinho assinou com a Roma e comandará a gigante do futebol italiano a partir da próxima temporada. Após a saída de Paulo Fonseca no fim da temporada, Mourinho dirige a equipe italiana até junho de 2024, de acordo com o contrato entre as partes.
Veja mais: Internacional x Olímpia na Libertadores: onde assistir, escalação e arbitragem
A demissão de Mourinho no Tottenham
Assim, o treinador português estava sem contrato desde a demissão da equipe inglesa do Tottenham. Depois de sair do comando do gigante inglês em abril após três tropeços vexatórios, o técnico que já comandou uma geração de Galácticos no Real Madrid ficou apenas alguns dias sem emprego.
The Club can today announce that Jose Mourinho and his coaching staff Joao Sacramento, Nuno Santos, Carlos Lalin and Giovanni Cerra have been relieved of their duties.#THFC ⚪️ #COYS
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) April 19, 2021
A chegada de Mourinho na Roma
Por outro lado, durante os poucos dias que o português ficou sem uma equipe para comandar, as movimentações ocorerram nos bastidores, à procura de condições que pudessem trazer o treinador para comandar a tradicional equipe italiana.
Assim, enquanto o também português Paulo Fonseca termina seu trabalho à frente da Roma na temporada 2020/21 com uma campanha insuficiente no Campeonato Italiano e sem a Coppa da Itália. Embora seja semifinalista da Europa League, o trabalho de Fonseca está com data de validade se aproximando.
𝐎𝐅𝐈𝐂𝐈𝐀𝐋 🤝
O clube anuncia que chegou a um acordo com José Mourinho, que será nosso novo treinador para a temporada 2021-22.
#ASRoma pic.twitter.com/hCEM73OYNr— AS Roma Brasil (@ASRoma_Brasil) May 4, 2021
Mourinho pode levar a Roma à Champions na próxima temporada?
Desta forma, missão dada pela diretoria da Roma para Mourinho deve ser, ao menos, uma vaga na Champions League 2022/23. Embora haja chances da equipe chegar na competição continental antes do previsto (caso seja campeã nesta edição da Europa League), a equipe romana rende bem abaixo que suas rivais italianas.
Assim, a expectativa é pela continuidade de um estilo de jogo que deu certo ao longo de um extensivo trabalho, como fez Paulo Fonseca; mas atento aos detalhes e à capacidade de extrair mais de seu elenco, uma marca de Mourinho.
Além dessa expectativa em voltar a disputar a UEFA Champions League, há também o sonho de reconquistar o título italiano; que a Roma não vence há duas décadas. Caso realize tal façanha, Mourinho deixará sua marca na gigante da Cidade Eterna.
Veja mais: Saiba tudo sobre o mercado da Bola no futebol europeu